Algumas pessoas preferem fazer o arroz com brócolis cozidos juntos, outras optam por fazer o arroz e o brócolis refogados separados e só depois mistura-los.
Para que o arroz pegue o gosto e seja melhor aproveitado os nutrientes do brócolis, o ideal é que sejam cozidos juntos.
Arroz com Brócolis

Qual brócolis usar

Nesta receita pode ser usado tanto o brócolis japonês – ou “ninja“, de cabeça única, talos curtos e poucas folhas e flores em mini buquês – como também o brócolis comum – também chamado de “caipira“, vendido em maço com talos compridos, folhas abundantes e flores mais separadas.
A vantagem do brócolis comum é que contém mais folhas e talos e estes conservam maior quantidade de vitaminas e minerais do que suas flores.

Como escolher o brócolis

Tanto o ninja, quanto o comum tem que estar com as flores bem verdes e fechadas, os de flores amareladas já não estão frescos. O talo deverá estar firme e não amolecido. No caso do comum, suas folhas deverão ser verdes escuras, sem manchas pretas e não devem estar murchas.

Como limpar o brócolis

O ninja é mais fácil e rápido, bastando separar os ramos e retirar a casca do talo e lavar da mesma forma que o brócolis comum.

O brócolis comum é pouquinho mais trabalhoso por ter folhas para lavar e mais talos, mas compensa por neles, como disse anteriormente, possuírem mais nutrientes que suas próprias flores.

Tanto o ninja, como o comum, primeiramente separe as folhas, lavando-as. Depois separe os talos para retirar a casca. Para isso, pegue a faca e no sentido do talo para as flores, faça um corte bem rente na casca e puxe-a, repetindo o processo em todos os talos. Essas cascas são mais fibrosas e por vezes amargas.

Depois de todos os talos livres das cascas, lavar bem em água corrente, abrindo suavemente ao redor das florzinhas para que a água penetre entre elas e libere possíveis insetos. Após todos bem lavados, colocar de molho em água com vinagre por aproximadamente 30 minutos, para higienizar melhor. Passado esse tempo, enxaguar em água corrente para a retirada do vinagre.

Fazendo o arroz com brócolis

Ingredientes

  • 1 fio de azeite
  • 3 dentes de alho picados
  • 1 xícara (chá) de arroz lavado e escorrido
  • 2 xícaras (chá) de brócolis crus e picados (pode-se usar folhas, talos e flores)
  • 2 xícaras (chá) de água
  • 1/2 colher (sobremesa, rasa) de sal

Modo de preparo

Numa panela média, aquecer o fio de azeite e fritar o alho. Colocar o arroz, refogar por 3 minutos, acrescentar o brócolis picado, misturar e adicionar a água e em seguida o sal. Tampar parcialmente a panela e cozinhar até secar a água.

Sugestão de acompanhamento

Bife acebolado, salada de tomate, abobrinha cozida.
Na versão vegetariana, substituir o bife acebolado por medalhão vegetal ou salada de soja com pimentão e tomate.